terça-feira, 18 de junho de 2013

Criação e Evolução: quem está com a razão?

Criação e Evolução: quem está com a razão?

Questiona-se muito o fato de o universo ter sido criado por Deus. Muitos cientistas e professores apoiam a teoria do Big Bang e da evolução das espécies. Como a teoria criacionista e a evolucionista se opõem? Quem está com a razão?
Esse é um assunto vasto e polêmico, portanto não é possível abordá-lo em detalhes aqui. Falo melhor sobre isso no livro ‘Criação x evolução. Quem está com a razão?’. Mas vou tecer alguns comentários sobre o que os criacionistas e os evolucionistas dizem a respeito do surgimento do universo.
Os criacionistas, com base na revelação bíblica, defendem que o universo, tudo que nele há e o ser humano foram criados por Deus; que houve uma ação direta do Criador num tempo determinado para que tudo viesse a existir. Para eles, Deus criou o homem, os animais, a fauna e a flora, tudo conforme a sua espécie (Gênesis 1.11,12).
Já os evolucionistas — com base na teoria do Big Bang, acreditam que o universo surgiu a partir de uma explosão atômica. Eles dizem que a vida orgânica surgiu a partir da matéria inorgânica e que houve mutações e transmutações genéticas que deram origem às espécies e formas de vida mais complexas. Contudo, a matéria inanimada não pode gerar seres vivos, nem o inorgânico produzir o orgânico. Essas são as bases da teoria da biogênese.
Se a matéria inorgânica será sempre inorgânica e se o inanimado não poderá jamais produzir o animado, a teoria evolucionista é improvável à luz da ciência. Já o criacionismo é viável cientificamente, visto que Deus, um Ser vivo, criou o homem e todos os seres vivos (Gênesis 1.26).
A despeito disso, os evolucionistas rejeitam a revelação bíblica alegando que ela não é científica porque não os fatos narrados em Gênesis não foram contados por um observador presente na criação, e os eventos não são passíveis a testes pela ciência. Mas o fato é que a teoria do Big Bang e da evolução das espécies, de Darwin, também não são fatos científicos, uma vez que o Big Bang, que se presume ter ocorrido há bilhões de anos, não foi testemunhado por ninguém e que os processos evolutivos não são observáveis nem comprovados pela ciência. Tudo o que existe é especulação.
Além da teoria da biogênese, há três leis científicas que dão respaldo à teoria criacionista: a 1ª e a 2ª Lei da Termodinâmica, e a Lei de Causa e Efeito.
De acordo com a Primeira Lei da Termodinâmica, a energia não pode ser criada nem destruída; a quantidade total de energia no universo é sempre a mesma, podendo apresentar-se em formas diferentes.
A revelação bíblica não contraria em nada essa lei. Em Gênesis, é dito que Deus criou todas as coisas completas e acabadas. Como Criador, Ele estipulou a quantidade exata de energia no universo (Gênesis 1.31; 2.2). Em Eclesiastes (12.6,7), é dito que quando o homem morre, seu corpo (matéria) se decompõe, voltando ao pó, e que seu espírito (energia), volta a Deus que o deu.
A teoria evolucionista, porém, contradiz essa lei, pois os evolucionistas afirmam que a energia está em expansão, em evolução — o que também não pode ser comprovado pela ciência.
Além disso, de acordo com a Segunda Lei da Termodinâmica, o universo caminha de níveis organizados para níveis cada vez mais desorganizados.
Enquanto os evolucionistas dizem que o universo caminha de níveis desorganizados para níveis cada vez mais organizados, indo de encontro à Segunda Lei da Termodinâmica, os criacionistas concordam com essa lei, pois na Bíblia é dito que a criação de Deus era completa e perfeita mas, quando o pecado entrou no mundo, desorganizou todo o sistema. Toda a terra foi afetada por causa da desobediência do homem (Gênesis 3.17,18).
Por último, segundo a Lei de Causa e Efeito, nenhum efeito é quantitativamente maior e/ou qualitativamente superior à sua causa.
Os cientistas aceitam esse princípio. Contudo, a teoria da evolução sustenta que a matéria inanimada é a causa primária do universo e de vidas mais complexas do que ela. Cientificamente isso é impossível! O efeito não pode ser superior à causa; logo, novamente os evolucionistas batem de frente com o critério científico.
Já os criacionistas se coadunam com essa lei, pois, na Bíblia, Deus é revelado como um Ser único, vivo, grandioso, onipotente, onisciente, onipresente e eterno, que criou o universo e tudo o que nele há. Logo, pelas Sagradas Escrituras, entendemos que Deus é a causa primária, e o homem, o efeito.
SUGESTÕES DE LEITURA: Gênesis 1—3; Eclesiastes 12.6,7; o livro ‘Criação x evolução. Quem está com a razão?’, de Silas Malafaia, publicado pela Editora Central Gospel.

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