Superação
Terminada a Olimpíada de Londres, observamos como alguns atletas conseguem romper limites antes impossíveis ou mesmo impensáveis. Por exemplo: uma atleta do Cazaquistão bateu o recorde olímpico de levantamento de peso ao levantar 245 kg (sendo, 110Kg no arranque e 135Kg no arremesso) na categoria até 63 kg. Curioso, pergunto-me, como uma jovem mulher de apenas 63 kg, pôde levantar tudo isso de peso? Conhecemos muitos marmanjos que não conseguiriam! Certamente, quando Maiya Maneza iniciou seus treinamentos com seu coach (mentor), antes mesmo de ter uma carreira, não seria capaz de levantar sequer 30 kg. Mas, pacientemente, durante dias, meses ou anos, seu treinador foi capaz de ‘dosar’ seu crescimento e aprendizado até que ela estivesse capacitada para estar no lugar mais alto do pódio.
Como Deus nos trata
“Eis que vos farei chover do céu pão, e o povo sairá e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu ponha à prova se anda na minha lei ou não” (Êxodo 16:4)
Nosso Deus sabe que somos dependentes de instruções diárias por meses ou anos até que sejamos capazes de um feito grandioso. Moisés e todos os filhos de Israel empreendiam uma nova busca manhã após manhã. Somente no sexto dia havia provisão extra para armazenar para o sábado. E foram necessários quarenta anos até que Deus desenvolvesse naquelas pessoas a capacidade de “entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor viverá o homem” (Deuteronômio 8:3). Assim, Deus criou neles a consciência da dependência dEle, de Sua importância e da necessidade de Sua presença.
Como um treinador ou um mentor, nosso Deus tem tratado conosco por meio de cada circunstância, cada provisão, e também cada privação. Não se pode apenas juntar uma pilha de papéis contendo instruções para os anos que virão, e seguir. Para chegar ao lugar que está preparado para cada um de nós, é necessário um aprendizado diário e contínuo. Até que sejamos capazes de levantar 245 kg, ainda será necessário muito treinamento.
Pessoas reagem a incentivos
Incentivo é algo que induz a pessoa a agir. Esse princípio tem papel importante no estudo da Economia porque nos permite analisar o funcionamento dos mercados. Por exemplo, quando o preço da maçã aumenta, as pessoas optam por comer menos maçãs. Assim, a provisão ou privação financeira tem a capacidade de alterar nossas vidas a ponto de influenciar no que vai para as nossas mesas para alimentar nossas famílias.
Empresas também reagem a incentivos porque são dirigidas por pessoas. Assim, formuladores de políticas públicas criaram leis que concedem incentivos fiscais para que indústrias se instalassem no Pólo Industrial de Manaus e gerassem emprego e renda. De outro modo, não seria possível tê-las aqui. Esse cenário é bom na medida em que gera emprego e renda em Manaus para que eu e você tenhamos provisão para as nossas famílias. Porém, por outro lado, nos é desfavorável na medida em que pode criar um ambiente de incerteza futura.
Uma instrução de cada vez
Quando Deus chamou Abraão, deu a ele uma instrução simples. Ele não revelou para onde Abraão iria, mas disse: “Sai da tua terra e da tua parentela e vai para uma terra que te mostrarei”. E, à medida que Abraão obedecia, recebia uma nova instrução tão simples quanto a primeira até que ele veio a se tornar o “pai da fé” pela capacidade de obedecer às instruções simples.
De igual modo, no Ministério Internacional da Restauração (MIR), nosso mentor tem sido instrumento para que eu e você sejamos capazes de ir mais além. Exatamente igual ao treinador de Maiya Maneza, a recordista de levantamento de peso em Londres. Suas instruções nos últimos 20 anos nos desataram em diversas áreas de nossas vidas. Também ele já nos deu incontáveis demonstrações de que é alguém que ouve a voz de Deus e tem direção de Deus para a vida de milhares de pessoas que semanalmente ouvem a sua voz.
Nosso Apóstolo Renê de Araújo Terra Nova tem nos dado uma instrução simples, assim como o Senhor fez ao chamar Abraão e os filhos de Israel no deserto de Sim. Portanto, devemos seguir as instruções e recomendações feitas, o que exigirá de cada um de nós obediência e esforço, a fim de consolidar a instrução simples do nosso mentor e líder.
Nossa capacidade de discernir ainda amadurecerá muito no decorrer de nossas vidas. E creio que até o dia 7 de Outubro de 2012 nosso discernimento acerca das variáveis que envolvem esta eleição estará pleno, e nossa confiança na instrução simples do nosso mentor ainda mais consolidada.
Temos uma só linguagem e somos um só povo! Sonhamos com o melhor para Manaus!
Chegou o tempo da nossa maturidade!
Pr. José Nilmar de Oliveira
Bacharel em Teologia e Mestre em Economia
Nenhum comentário:
Postar um comentário